10/10/10

Problemas de saúde bebés dos 0 aos 6 meses

O seu bebé até aos três meses de idade poderá sofrer de alguns problemas de saúde. Os mais comuns poderão ser:

Diarreia:
Se o bebé é alimentado com leite materno, as suas fezes podem ser amarelas e bastante líquidas. Por vezes é necessário mudar a fralda entre sete a oito vezes por dia devido a esta situação. Devemos de ter alguns cuidados. O maior deles é a desidratação do bebé. Consulte um médico, que poderá aconselhar e receitar uma solução de re-hidratação para o seu rebento. Esteja atenta ao peso do seu filho e, se ele vomitar ou chorar, consulte o médico. Quaisquer que sejam os sintomas, é fundamental que o seu filho seja examinado por um pediatra.

Obstipação:
Se, por outro lado, as fezes do seu bebé forem duras ou pequenas e ele chorar sempre faz cocó (defeca), fale com o seu médico. Convém nesta situação, que o seu bebé beba água com grandes quantidades de minerais sob uma rigorosa supervisão médica. Se o seu filho for alimentado a biberão e não a peito, as fezes dele serão, geralmente, mais firmes e menos frequentes.

Regurgitação:
A regurgitação acontece quando o leite no estômago do bebé, sobe até à boca, sendo este fenómeno muito frequente entre a maioria dos bebés. O habitual é os bebés ultrapassarem este problema entre os 6 e os 12 meses de idade, quando começam a sentar-se. Para ajudar o seu filho a beber o biberão mais facilmente e prevenir a regurgitação, seguem-se umas quantas dicas que deverá seguir:
Espaçar de forma uniforme a toma dos biberões ao longo do dia

Usar um leite mais espesso

Massajar várias vezes a barriga do seu filho antes da hora de o deitar

Erguer muito ligeiramente o colchão

O que não deve de fazer
Posições sentadas, sobretudo numa cadeirinha para bebé

Ambientes com fumo

Sumos de fruta

Obrigar o seu filho a acabar o biberão

Cólicas:
Esta é a idade em que as cólicas podem ocorrer com mais frequência. Os bebés podem chorar durante horas a fio, e parece que não há nada que possamos fazer para os acalmar. Se além destes ataques de choro, o seu bebé estiver a comer e a rir bem, e o pediatra disser que está tudo bem com ele, não
existem motivos de preocupação. Descontraia-se, segure-o no seu colo e abane-o ligeiramente. Isso vai confortar o seu filho e acalmá-lo um pouco. Poderá fazer movimentos circulares na barriga do seu bebé com os dedos, realizando uma ligeira pressão no sentido dos ponteiros do relógio de modo a facilitar o movimento de possíveis gases que existam no intestino do bebé. Poderá também utilizar bebé gel (um produto que se introduz no rabinho do bebé) que o irá aliviar. Vende-se nas farmácias.
Também poderá flexionar as perninhas do seu bebé, esticando-as e pressionando-as junto à barriguinha dele.

Febre:
Uma pontada de febre não é normal. Por isso, esteja atenta e não hesite em contactar o seu médico. Meça a febre com um termómetro. Se a temperatura não for superior a 38ºC, não é considerado febre. Se o seu bebé estiver quente, não o agasalhe demais. Pelo contrário, deixe-o um pouquinho mais fresco.
Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário