10/10/10

Dicas para acalmar o seu bebé

Não se esqueça que cada bebé é um caso. No entanto, esteja atenta para perceber os sinais do seu filho:

Aconchegue o bebé nos seus braços
Seja qual for o motivo do choro do seu bebé, ser abraçado e aconchegado proporciona um sentimento de segurança, podendo acalmar o seu choro.

Embale-o
Os bebés gostam de movimentos repetitivos, ritmados tais como um embalar, balançando ou mesmo dançando com ele nos seus braços.

Acalme-o com sons e música
A água que envolve o bebé dentro da barriga da mãe, é um excelente veículo do som, pelo que durante a gravidez o seu bebé teve contacto diariamente com os mais variados sons. Pode acalmar o seu bebé com sons contínuos e uniformes, como um batimento cardíaco, a chuva ou o som do mar. Música calma ou relaxante pode ser óptima para acalmar um bebé. Não precisa de ser uma excelente cantora para acalmar o seu bebé com uma canção de embalar. Não se esqueça que o seu bebé conhece-a pela voz, e acredite, ele adora ouvi-la.

Enrole o seu bebé numa manta
Durante os primeiros três ou quatro meses de idade, muitos bebés sentem-se reconfortados quando se encontram envolvidos e aconchegados, especialmente se conseguir recriar a sensação que os bebés sentem no útero da mãe.

Massaje o seu bebé
Uma massagem é uma maneira maravilhosa de acalmar um bebé agitado. Uma variação de massagem é específica para cada bebé. Muitos bebés gostam de umas palmadinhas suaves e ritmadas nas costas ou no rabinho. Outros preferem pequenos movimentos suaves ao nível do abdómen.

Chuchar para relaxar...
Por vezes o peito pode funcionar como um bom veículo de conforto do seu bebé. Contudo o peito da mãe não deve ser visto como a “chupeta” do bebé. Quando não for possível dar o peito ao seu bebé, um biberão, uma chupeta ou um brinquedo de dentição podem fazer maravilhas.

Distraia-o
Por vezes uma nova actividade ou mudança de cenário – talvez um passeio na rua, ou uma dança
acompanhada de som, ou um banho – podem ajudar bastante a transformar um bebé agitado num bebé feliz.

Muitas vezes, pode evitar os episódios prolongados de choro se responder com relativa rapidez aos primeiros sinais de desconforto do seu bebé, tais como agitação, rigidez do corpo, ou quando este se contorce para mamar.
Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário