13/10/10

Como tratar as viroses do seu bebé

Será que o se bebé apresenta os seguintes sintomas: febre, vômitos, diarreia ou nariz entupido? Os dias vão passando mas os sintomas não melhoram. É decidida uma visita ao pediatra. Resposta: é uma virose.

Mas afinal o que é uma virose? Andam os médicos a estudar tantos anos, para depois enfiarem estes sintomas no mesmo saco e dizerem apensa que é uma virose!

As viroses são doenças provocadas como o próprio nome do mal deixa adivinhar, por vírus. O problema dos vírus é que têm um ciclo determinado, com sintomas leves, sem conseqüências relevantes, e não há remédios eficazes para o seu combate.

Os vírus desenvolvem-se a temperaturas baixas. Disseminam-se muito bem em locais com grande aglomeração de pessoas e pouca renovação do ar.

Os antibióticos são medicamentos usados no combate de doenças provocadas por bactérias, mas ineficazes na luta contra os vírus. Normalmente o nosso sistema imunitário é suficiente para combater estas maleitas.

Podemos classificar as viroses de acordo com os locais onde os respectivos vírus atacam: há vírus que se alojam nas vias respiratórias, provocando dores de garganta, nariz a escorrer e tosse, outros preferem o sistema gastrointestinal, causando vômitos e diarreias.

Há que ter cuidado com as viroses, pois em alguns casos, estas maleitas podem evoluir para doenças mais graves, tais como pneumonia ou meningite viral.

Como há muitos tipos de vírus, e como se teria de gastar muito dinheiro para a definição do tipo de vírus em causa, não vale a pena avançarmos no sentido da identificação do vírus, mas sim em tratarmos a virose. Até porque, provavelmente, quando o vírus estivesse identificado, a virose provavelmente já estaria curada.

Para tratar as viroses, que têm uma duração média entre 7 e 10 dias), devemos recorrer a anti-piréticos (antitérmicos) para baixar a febre, hidratação, descanso e boa alimentação.

Caso os vômitos e a diarreia sejam muito freqüentes, o mais certo é o seu filho necessitar de tomar soro por via venosa. O meu filho teve um caso parecido, onde foi receitado soro com elevado teor em glicose. Colocávamos o soro na boca da criança com uma seringa. Era para fazer este processo de 15 em 15 minutos até a criança não vomitar mais. Contacte novamente o seu médico se a febre for muito alta e não passar depois de três dias.

As viroses afligem mais as crianças com idade inferior a três anos, uma vez que ainda possuem o seu sistema imunológico maduro.

As que frequentam escolas ou infantários, correm maiores riscos de contágio, já que os vírus são transmissíveis através das gotículas de saliva que saem da criança contaminada que tosse ou espirra.

No entanto nem tudo são más notícias. É através do contacto com estas maleitas que o sistema imunológico dos nossos filhos se vai fortalecendo.

Se o seu bebé for amamentado até o sexto mês de vida, então ficará mais protegido contra as viroses.

Vacine a sua criança.
Muitas das vacinas combatem alguns vírus que causam as viroses.

Evite que a sua criança permaneça muito tempo em lugares fechados e com muitas pessoas, principalmente no Inverno. Desligue os aparelhos de ar condicionado três vezes ao dia. Higienização do aparelho também é fundamental.

Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário