03/11/10

O exercício físico durante a gravidez

Será que posso realizar exercício físico durante a gravidez?
Será que o tipo de exercício que faço é demasiado violento para o meu bebé? Que tipo de exercício posso fazer durante a gravidez?

Com certeza que já, em algum momento da sua gravidez, pensou nestas perguntas, e não conseguiu encontrar a resposta.

A realização de exercício físico, aumenta a circulação sanguínea e pode ajudar a aliviar a tensão. O parto torna-se mais fácil e mais confortável se tiver um bom tónus muscular, e muitos dos exercícios ensinados nas aulas de preparação para o nascimento, combinados com as técnicas de relaxamento e respiração, ajudarão a confiar no seu corpo durante o parto. Se estiver em boa forma durante a gravidez, também significa que recuperará a sua condição normal num menor espaço de tempo depois de o bebé nascer. A prática de exercício físico, vai aumentar-lhe a sua energia, melhorar-lhe a circulação sanguínea, o que por sua vez lhe irá aumentar o fornecimento de oxigénio ao bebé e reduzir-lhe as hipóteses de a mãe ter varizes, hemorróidas e retenção de líquidos, a melhoria da sua postura (a barriga cresce e o peso extra ganho vai alterar o centro de gravidade resultando em alterações de postura que sobrecarregam sobretudo as articulações e músculos da coluna lombar e da pélvis e alívio das dores de costas.

Músculos tonificados e fortalecidos ajudam a grávida a suportar o peso extra e a lidar melhor com o trabalho de parto. O exercício físico também contribui para um sono tranquilo e ajuda a controlar a diabetes gestacional.

Antes de começar a praticar exercício físico, deve consultar o seu ginecologista. Se tem um historial de aborto espontâneo, parto prematuro ou outros problemas, o médico irá aconselhar-lhe a não praticar um tipo de exercício muito exigente e irá sugerir-lhe actividades alternativas. Pergunte-lhe sobre actividades/ desportos específicos que goste de fazer. Quase todos os tipos de exercícios são seguros se forem realizados com precaução e de forma moderada. Esteja atenta aos sinais que possam indicar algum problema.

Como sei que devo parar de fazer exercício físico - poderá a grávida perguntar.
Deverá parar com a prática de exercício físico se tiver: tonturas, desmaios, dificuldade em respirar (respiração rápida e superficial), aceleração do ritmo cardíaco / ritmo cardíaco irregular, dor no peito, dificuldade em caminhar, dores de cabeça, Hemorragia vaginal, contracções uterinas que não terminam após terminar o exercício ou diminuição do movimento fetal.

Como devo de começar a fazer exercício?

Se nunca praticou exercício, comece devagar. Comece a sua rotina de exercícios com exercícios de baixo impacto (caminhar, nadar ou andar de bicicleta). Conforme vá ganhando resistência poderá subir gradualmente o nível de intensidade do seu treino. Não se canse demasiado. Uma boa maneira de saber se está fatigada demais, é falar durante o exercício físico. Se não conseguir falar facilmente, é porque está a exagerar na intensidade do exercício.

Se já faz exercício físico regularmente, em geral, poderá continuar. Diga ao seu médico que o pretende fazer. À medida que a gravidez avança poderá ter de diminuir o ritmo.

Diminua a prática de exercício, mas aumente o número de vezes que o pratica.

Por dia, faça 20 a 30 minutos diários de exercício. Estes períodos de tempo, poderão não ser seguidos. Se não praticava exercício físico antes de engravidar, então comece por fazer alguns minutos diários (veja quantos consegue suportar) e vá aumentando gradualmente até perfazer a meia hora. Faça exercício todos os dias. Se não aguentar a pedalada, então faça 2 a 3 vezes por semana e vá aumentando a frequência conforme ganha mais resistência.

Comece os seus exercícios com um bom aquecimento dos seus músculos e alongamentos suaves, durante 5 a 10 minutos, de forma a prevenir lesões musculares.
No final do treino faça um arrefecimento, durante 5 a 10 minutos, diminuindo gradualmente a intensidade do exercício e alongando suavemente no fim.

Como escolher o tipo de exercícios que poderá realizar com segurança?

Quando escolher que exercícios irá realizar, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Cuidado com as suas articulações (algumas hormonas libertadas durante a gravidez relaxam os ligamentos que suportam as suas articulações. Estas tornam-se instáveis e mais propicias a lesões, devendo evitar-se exercícios que as sobrecarreguem, como por exemplo, exercícios de flexibilidade, alongamentos intensos, e exercícios com mudanças bruscas de direcção);

Equilíbrio: Evite exercícios onde o risco de queda seja elevado, uma vez que o peso extra devido à sua gravidez, altera o centro de gravidade.

Ritmo Cardíaco: o peso extra faz com que o seu corpo trabalhe de forma mais intensa quando está grávida; exercícios intensos aumentam o aporte de oxigénio e o fluxo sanguíneo aos músculos, diminuindo-os noutras zonas do corpo, como por exemplo no útero, o que irá afectar o seu bebé. Se não conseguir falar facilmente durante o exercício é porque está a exagerar.

Quando estiver a praticar desporto, faça-o com calçado apropriado que confira o suporte necessário aos seus pés; Use um soutien de desporto para suportar bem o seu peito; beba água durante o exercício. Beba líquidos antes, durante e depois do exercício, mas beba pequenas quantidades regulares, em vez de uma grande quantidade de uma vez. Se se sentir com calor ou com sede faça um intervalo e ingira mais
líquidos;

Durante as primeiras 12 semanas de gestação, evite qualquer forma de exercício que a faça aquecer demasiado;

À medida que a sua barriga crescer evite exercícios que impliquem estar deitada de costas ou ficar de pé por longos períodos de tempo, uma vez que estas posições implicam uma diminuição de fluxo de sangue para o seu bebé;
Levante-se devagar depois de ter estado deitada ou sentada no chão, de forma a prevenir tonturas ou desmaios.

Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário